Causas das ilhas de calor

Existem várias causas que explicam a formação de ilha de calor nas cidades, como por exemplo.

• Poluição do Ar: com a interação das partículas de radiação e da poluição atmosférica, ocorre alterações no balanço de energia e radiação, e são associadas a criação das ilhas de calor. Isso acontece quando existe grande concentração de Co2 e metano na atmosfera.


• Fontes de Calor: emissões de calor e umidade associadas à queima de combustíveis fósseis e uso de ar condicionado, entre outras podem contribuir em muito para o maior aquecimento urbano.

• Redução das Áreas Verdes: a pequena parte de área vegetada em áreas fortemente urbanizadas diminui a extensão das superfícies de evaporação (lagos, rios) e de evapotranspiração (parques, bosques, jardins, bulevares). Assim, as atividades humanas alteram os microclimas urbanos e as condições de conforto ambiental das cidades. A impermeabilização dos solos devido à pavimentação e desvio da água por bueiros e galerias, o que reduz o processo de evaporação e evapotranspiração urbana, diminuindo a  umidade do ar, podendo produzir então uma ilha de calor.